Resenha: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

 Título: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

Autor (a): E. Lockhart

Páginas: 339

Editora: Seguinte.

Gênero: Young- Adult

Estrelas: 5 estrelas



Se você acha que todo livro do gênero Young- Adult tende a ser clichê, prepara-se para mudar completamente sua concepção depois deste livro. Com uma narrativa extremamente maravilhosa, que em terceira pessoa conta os fatos a respeito dos personagens mas ao mesmo tempo se direciona ao leitor, fazendo com que você sinta-se parte da história. Confesso que E. Lockhart fisgou meu coração e estou completamente apaixonada pela escrita dessa mulher.

Ao completar 15 anos, Frankie Landau-Banks passa por diversas transformações, tanto físicas quanto mentais. Ela deixa de ser a garotinha magricela de antes para ganhar belas curvas e chamar a atenção dos garotos do colégio interno Alabaster, uma renomada escola particular onde Frankie estuda. Além disso, a garota se cansa de ser a princesinha da família e utilizando-se da inteligência que já possuía, ela começa a expor as opiniões que sempre ficaram guardadas para si, mostrando ser uma menina de personalidade forte e cheia de argumentos.



É dessa forma que ela começa a namorar Matthew Livingston, o garoto mais popular da escola, por quem ela sempre teve uma quedinha. As coisas entre os dois parecem estar indo às mil maravilhas, até que Frankie começa a descobrir os segredos de Matthew: ele é um dos membros da Leal Ordem dos Bassês, uma sociedade secreta de muitos anos de tradição da Alabaster e que realizava diversos tipos de pegadinhas na escola. Frankie logo se anima para fazer parte do grupo porém é impedida por um simples fator: ela é uma garota. A Leal Ordem aceitava apenas membros do sexo masculino o que deixa Frankie furiosa, iniciando assim um plano para provar seu valor e mostrar que qualquer garota poderia fazer melhor do que todos os membros masculinos dos Bassês.

Como eu já disse, esse foi um dos livros que mais gostei ultimamente, e com certeza vai pro meu ranking dos melhores do ano. Por se tratar do universo de sociedades secretas e de como o machismo influencia em muitas decisões do universo escolar, O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks é um livro que foge completamente dos padrões, trazendo discussões a respeito da valorização feminina, feminismo e preconceito em diversas passagens.

Vez ou outra são citados alguns teóricos muito renomados, como Michel Foucault vomitando arco-iris para justificar diversos ideais de Frankie e mostrar em que ela se baseia para montar seus planos. Ela também foi uma das minhas personagens femininas preferidas ultimamente, porque apesar de as vezes ela balançar um pouco nos seus princípios, ela mostra que desde cedo as garotas tem que reconhecer seu valor e se impor para a sociedade, e não deixar se dominar pelo mundo machista em que ainda vivemos atualmente.

É um livro que eu recomendo muito e mal posso esperar para ler mais livros da autora. Fazendo uma pesquisa descobri que ainda este ano a editora Seguinte vai traduzir seu último lançamento, We were liars, ao pé da letra seria "Nós éramos mentirosos" e estou realmente muitíssimo animada para que chege até minhas mãos. Quem sabe E. Lockhart não vá entrar para meu grupo de autores preferidos ?

~ Bia

Um comentário:

  1. Oi, acabei de comentar na resenha de Mentiroros, o que me levou a esta resenha. Chatiado com vc, acabo de add mais um livro pra fila dos desejados. Me aguçou a curiosidade de ler esta obra. Ótima resenha.




    Abraço


    www.livricios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo