[Resenha] Uma Chama Entre As Cinzas.













Título: Uma Chama Entre As Cinzas

Autor (a): Sabaa Tahir 

Editora: Verus

Páginas: 429

Estrelas: 5/5

Boa noite, pessoal! Depois de muito protelar, e de prometer que essa resenha sairia, eu finalmente vou falar com vocês a respeito de um dos melhores livros que eu li no ano de 2015. Eu já esperava que fosse gostar de Uma Chama Entre As Cinzas da Sabaa Tahir, por conta das opiniões que recebi a respeito dele, e o livro não só cumpriu com as minhas expectativas como as superou completamente.

Nesta obra somos introduzidos ao Império Marcial, um governo tirano que há seculos dominou o povo erudito, e os mantém como escravos na base de sua sociedade. Além dos marciais e dos eruditos, o universo construído por Sabaa ainda conta com a presença dos Selvagens e de outros povos livres que não foram escravizados pelo Império. 

Nesse contexto, o povo erudito vive sob constante vigilância, e qualquer desconfiança de traição é severamente punida, até mesmo com a morte, pelos seus governantes.  E é dessa forma que vamos conhecer a protagonista Laia. A jovem, que há muitos anos já tinha perdido os pais e a irmã, acaba presenciando também o assassinato dos avós e vê seu irmão sendo preso em uma batida de fiscalização. Desorientada, e sem querer acreditar que irá perder o único membro da família que lhe restou, Laia sai em busca da Resistência dos Rebeldes para pedir ajuda e tentar resgatar seu irmão.























Além da Laia, também somos apresentado à outro protagonista. Elias Veturius é um dos soldados formandos da escola de treinamento Blackcliff, a academia responsável por formar os Máscaras, que tem como função manter a ordem do Império, e são mais conhecidos pelos eruditos como assassinos cruéis e impiedosos. No entanto, Elias é diferente dos outros. Ele se recusa a concordar com o sistema de governo e planeja fugir assim que se formar, para que não tenha que exercer sua função.

No entanto, quando Elias pensa que tudo está certo para sua fuga, ele é requisitado por um dos Adivinhos, seres místicos e considerados detentores de toda a sabedoria do Império, para participar de uma competição disputando o cargo de novo Imperador. 

É no meio de todo esse contexto que, de alguma forma, as vidas desses protagonistas irão se cruzar e eles terão que superar suas diferenças para que ambos possam passar pelas provações que irão surgir pelo caminho de ambos. 























Peço desculpas pra vocês por ter me demorado tanto na sinopse do livro, mas sinceramente, isso só aconteceu por conta de uma das melhores características desta obra. Sabaa Tahir foi uma mestra em construção de mundo! O universo que ela criou é tão bem descrito, complexo e cheio de camadas, que eu fiz o possível para situar vocês nessa resenha, mas só lendo pra ter a experiência completa. De todas as fantasias que já li na vida, esta foi uma que possui uma das melhores descrições de mundo.

A escrita da autora também foi um dos pontos fortes! É simples, mas ao mesmo tempo elaborada, e tão bonita, que você não se cansa e nem sente a necessidade de largar o livro. Apesar de ele ter mais de 400 páginas, eu garanto que é leitura rápida. Fora que praticamente todo capítulo termina em cliffhanger e você simplesmente tem a necessidade de continuar lendo pra saber o que acontece. 

Se eu fosse pensar em um ponto fraco, eu diria apenas que apesar da construção de mundo e do enredo serem bastante originais, não podemos dizer o mesmo dos personagens. Não que eles não sejam tão bem construídos quanto todo o resto, não é isso. É que ao longo da leitura você tem a sensação de que já viu personagens assim em outro lugar, entendem? A mocinha, que vivia uma vida normal mas que, de repente, perde tudo e é obrigada a amadurecer e perseguir seus objetivos, e o herói que vai contra o sistema, e que ao mesmo tempo que tem certeza das suas convicções ainda questiona suas escolhas. Tenho certeza que por algum outro livro da vida vocês já viram essas características. No entanto, não acredito que este fato torne este livro menos brilhante do que ele de fato é.























Sendo assim, acredito que vocês já tenham entendido que eu mais do que recomendo essa leitura. Na minha opinião ela foi completa: teve conflitos políticos, ação, suspensa, romance, enfim...tudo. Não tenho mais nem adjetivos para elogiar esse livro, e já estou contando os dias para a continuação que vai ser publicada esse ano, com o título em inglês de A Torch Against The Night.

Enquanto eu estava lendo, descobri que a editora americana postou alguns booktrailers no YouTube, e eu simplesmente adorei. Vou colocar um deles aqui na resenha para que vocês possam conferir:




Espero que vocês tenham gostado da resenha, e não deixem de deixar nos comentários quais suas opiniões a respeito do livro e o que que esperam dele!

"Você é uma chama entre as cinzas (...). Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar"
Beijos,
Bia.

13 comentários:

  1. Adorei a resenha, Biazita! Mais uma vez vocês arrasando nas fotos, né? ahahaha Quero muito ler esse livro #MetaDe2016.

    www.isabellesreading.blogspot.com | @Isabellesreading ♡

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia

    Tudo bem?

    Eu estava bastante ansiosa para ler esta resenha,percebi que o livro tem sido bastante mencionado lá fora, mas eu não conhecia a historia e capa não me chama tanta atenção assim, mas de qualquer forma fiquei curiosa e não pra menos! Hoje em dia apesar de existe vários livros de fantasias nem todos cumprem o que prometem! Fico feliz em saber que este realmente impressionou não apenas a historia assim como os cenários, como você o considera como um dos melhores livros de 2015 eu mal posso esperar para ler,a premissa realmente chama atenção e fico imaginando como sera o mundo deles.
    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Bia;

    Ainda não conhecia o livro, mas sem duvida adoraria ler.
    Um primor sua resenha, agora nem comento que suas fotos ficaram lindas.

    Beijos e um ótimo ano.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia!
    Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, então pra mim foi uma completa surpresa! Gostei muito da capa e da sinopse, sua resenha está maravilhosa, super descritiva! Fiquei muito curiosa em relação ao enredo, os livros de fantasia tem me decepcionado um pouco, fiquei muito feliz de esse cumprir o que promete.

    Marquei o blog em uma TAG, ficaria muito feliz se participassem :)

    Até mais, beijos!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. ADOREIIII!!!!! Eu já estava louca pra ler esse livro, e agora depois de ler sua resenha... Meu Deus. Confesso que tinha lido críticas ótimas, mas ainda não tinha entendido muito bem a história. Agora que estou mais por dentro não vejo a hora de comprá-lo e lê-lo!
    Beijocas
    Maria - doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Antes de mais nada quero pedir desculpas pelo sumiço e desejar um 2016 incrível para vocês, ainda não superei o comentário incrível que a Bia fez na resenha de Ugly Love, respondi com os olhinhos brilhando. Mas agora, falando do que interessa, adoro esses livros completos, que possuem desde romance até ação, essa obra já havia sido muito elogiada anteriormente, eu recebi até, mas ainda não li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de colocar o link do blog -> memorias-de-leitura.blogspot.com

      Excluir
  7. Oi, Bia, belíssima resenha! Definitivamente entrou pra lista de leitura.
    Marquei seu blog numa tag, espero que não se importe e goste de fazer caso tenha vontade :)
    beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bia!
    Também já tinha ouvido falar desse livro, mas só agora fui ler a resenha, parece ser muito bom, ainda mais com toda essa construção que você menciona. Tem alguma semelhança com Jogos Vorazes ou viajei?
    Bia, também passei aqui para divulgar meu blog de resenhas literárias, Spazio di Libri. As duas últimas postagens são sobre duas obras, uma clássica, "o Inferno de Dante", e uma contemporânea inspirada nela, "O Inferno de Gabriel". Espero que goste.
    Ah, já estou te seguindo também, se quiser em seguir, curtir, comentar, seja muto bem-vinda!

    Abraços,
    Fernanda

    http://spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia!
    Acho que sua resenha é a primeira que eu leio desse livro. Gostei de saber mais sobre ele, apesar dos personagens "comuns" a história parece ser muito interessante.

    Obs: Tem sorteio novo no blog :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bia!
    Apesar de ter entrado na meta de leitura, não consegui ler ele em 2015. Mas, desse ano, ele não passa.
    Amei sua resenha! Está de parabéns!
    Realmente os esteriótipos da mocinha e do mocinho já estão batidos. Pelo menos compensa pelo fato do mundo da autora ser original.
    Beijos e seguindo
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oii meninas, amei a resenha ficou ótima. Eu marquei vocês numa TAG lá no blog http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/2016/01/tag-liebster-award.html espero que vocês gostem e respondam.
    - beijos, Carol!

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo